Verdicchio: Uma Pérola dos Brancos Italianos

“O vinho é a média ponderada do prazer, refletida por meio de diferentes sensações organolépticas e de amizades que perduram no tempo” Carlos Marx, 2001

c1
Bacchus de Caravaggio

Com exceção de Champagne e alguns bons espumantes, geralmente o meu consumo de vinho branco é bem moderado.  Honrosa exceção: Quando visito Freiburg!!!

Tampouco posso negar que a primavera e o verão não me atraem para alguns brancos.

Da Espanha prefiro o “Verdejo” de Rueda de Castilla y León; de Portugal sou apreciador dos frescos e jovens vinhos verdes brancos elaborados com a “Alvarinho”; Na Alemanha não abro mão dos “Ruländer” (pinot grigio) ou dos Müller Thurgau; e na França? Não creio que o honesto apreciador dos caldos de “Bacchus” possa abrir mão de um bom chardonnay de Chablis.

Ainda temos o Novo Mundo:  Os frescos e frutados Sauvignon blanc do Chile e da Nova Zelândia devem ser apreciados como merecem ( e às vezes com pouca moderação….)

E a Itália??   É verdade que não quero esquecer ou desmerecer os brancos do nordeste da Itália (Venezia-Friuli e Giullia,  Veneto, Trentino Alto Ádige e por aí vai..) Porém, tenho o meu predileto.  É como diz o ditado:  Gosto é Gosto!! E para mim o preferido é o “Verdicchio dei Castelli di Jesi e desses, o meu mais preferido é o elaborado pela vinícola Fazi-Battaglia (Ânfora Titulus). Aquele da garrafinha verde esmeralda em formato de ânfora Etrusca com um “pergaminho” amarrado gentilmente no gargalo da garrafa.  Se deram conta?? Para refrescar a memória eu facilitei suas tarefas; é só olhar abaixo. E querem saber o que vem no “pergaminho”? Vejam a seguir:

A parte posterior do “pergaminho” descreve o vinho e suas características e o “abbinamento”, ou seja, os pratos com os quais se recomenda que o vinho deveria ser servido.  Bem original!!!!

Esse fresco vinho é elaborado com a uva “Verdicchio”, patrimônio da região das Marche que se situa a este da “bota italiana” e faz limite com o mar Adriático. A capital da Província é Ancona.

c4
Região das Marche na Itália com a zona de Jesi perto da capital Ancona
c5
Zona dei Castelli di Jesi
c6
Jesi( a cidade da arte) na região de Marche ao lado do Mar Adriático

A “Verdicchio” já era conhecida desde o tempo da antiga Roma.  Essa uva faz parte da lista de castas históricas. Veja acima zonas de cultivo da “Verdicchio” na região dei Castelli di Jesi, Marche, Itália.

Alguns já me perguntaram como nasceu a minha admiração pela uva e vinho. Vou lhes contar:

Nos anos 90 eu frequentava em Roma uma Trattoria com uma cozinha bem romana  como também do sul da Itália, que era a Taverna Cestia situada na Viale della Piramide Cestia, algo como 1 km da FAO. Lá, fazíamos muitas celebrações de aniversários, despedidas de colegas, datas especiais como 7 de setembro, e outras.

A Taverna preparava um dos meus pratos preferidos: “Spaghetti alle Vongoli Veraci”; Vongole são pequenas “ostras” pescadas no mar Adriático.

Na primeira vez que provei o prato (há muito tempo!!!), perguntei ao “Cameriere” (garçom): Que vinho recomendas? Um gallestro, um castelli romano, um pinot grigio  ou müller thurgau do Tentrino ou Alto Ádige??

Ao que ele prontamente respondeu: “Mi raccomando, questo piatto va servito com um bello “Verdicchio; stappiamo una bottiglia??”  Abrimos uma garrafa e aí iniciei minha amizade com este vinho branco. Se não foi amor à primeira vista foi quase isso…..

c11
A Taverna Cestia atualmente (2017)
c12
Spaghetti alle Vongole Veraci

Também existe outro “Verdicchio muito apreciado que é o “Verdicchio Matelica” de outra zona de produção das Marche; é um vinho mais ácido e por isto tem maior capacidade de envelhecimento, porém sigo com o Fazi Battaglia que é muito bom e mais econômico considerando sua qualidade, frescura e merecida fama.

Quer uma boa sobremesa para acompanhar o “Verdicchio”?? Por que não um queijo da região??

c13
Famosos queijos “delle Marche” (Queijo ao Tartufo, Pecorino, Valdeón, Garratxo, Taramundi, Liébana, Queijo de cabra, e outros).

A região das Marcas (Marche), como mencionei antes, elabora vinhos desde os tempos de Plinio, O Velho, e a zona dos Castelos de Jesi é a pérola dessa região. São plantados atualmente como 300 hectares para produzir o Ânfora Titulus. Muitas famílias de viticultores famosos são originarias dessa região e estão espalhadas pelo mundo afora. Por exemplo, a família Mondavi que emigrou em 1910 para os Estados Unidos, especificamente para a Califórnia criou neste século um autêntico império vitivinícola mundial através e que hoje se denomina  Robert Mondavi  Wines no Napa Valley. O Robert Mondavi já nasceu na Califórnia em 1913.

c14

O Vinho: Cor amarelo-palha claro com reflexos esverdeados, com um aroma delicado a limão, em alguns momentos lembrando amêndoas, boa acidez, fresco, seco, harmônico.

O teor alcoólico varia entre 11,5 e 12,5 graus Gay Lussac e se recomenda consumir até um máximo de 2 anos. O ideal seria consumir entre os 7 e 8 meses de engarrafado (ao menos os Fazi Battaglia  Ânfora Titulus).

Na Itália é um vinho clássico para acompanhar os mariscos do Adriático, de qualquer outra região e outros frutos do mar. Não seria diferente no Brasil…

Para a elaboração do “Verdicchio” o normal é usar 100% dessa uva, porém há produtores que “fazem o corte” com até 10% da Trebbiano ou Malvasia Toscana.

É por fim interessante saber que esse vinho, que tem 5 tipologias diferentes, recebeu nos últimos anos, várias medalhas e prêmios nacionais e internacionais; o de 2016 recebeu 4,5 estrelas de um total de 5 estrelas. Hoje já é relativamente fácil encontrar o vinho nos mercados internacionais. A última garrafa que abri foi agosto 2016 em Denver, Colorado, EEUU. Vejam só o tanto que esse vinho viaja!!!!

Agora caros amigos, o melhor mesmo será degustar o “Verdicchio” Ânfora Titulus Fazi Bataglia!! Avanti!!!

Salute!!!!!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s